quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

A Carta Foral de Sintra

A origem de Sintra confunde-se com a da própria Nação. Foi conquistada por D. Afonso Henriques aos Mouros em 1147, logo após a tomada de Lisboa, e recebeu a carta foral desse mesmo Rei, no dia 9 de Janeiro de 1154, fez ontem 853 anos!

Gualdim Pais foi o primeiro comendador de Sintra. Em 1152, D. Afonso Henriques fê-lo comendador da Vila, dando-lhe casas e fazendas e, em 1157, foi elevado a grão-mestre da Ordem dos Templários.
Gualdim Pais foi um Cavaleiro Medieval que veio a construir o Castelo de Tomar. Em Setembro de 1169, ficou encarregue da defesa da fronteira da Estremadura e também do prosseguimento da conquista, tendo como recompensa um terço de tudo quanto ganhasse para o reino.
Em 1184 regressou a Tomar, pois a cidade estava sob cerco. Foi ainda fundador dos Castelos de Almourol, Ceres, Idanha, Monsanto, Pombal e Tomar e concedeu várias cartas de foral a variadas terras da ordem.
D. Gualdim Pais faleceu em 1195, encontrando-se sepultado na Igreja de Santa Maria dos Olivais em Tomar.

Etiquetas: ,

3 Comments:

At 15:58, Blogger Nana said...

E é preciso dizer, que no tempo de Gualdim Pais, as fortalezas que havia no reino de Portugal estavam num estado bastante lastimoso e que foi preciso reforça-las todas e que foi por isso também que se conquistaram as terras aos mouros,que não as podendo defender convenientemente, se deixaram invadir e expulsar destes territorios ...
Segundo ouvi dizer ...

 
At 22:49, Blogger Marco said...

Ilustrações e postais antigos de Sintra.
No meu blog: Antigamente...

(desculpe a publicidade tão descarada, mas pensei que lhe podia interessar)

 
At 18:19, Anonymous Anónimo said...

Muito interessante, que este site continue assim que não vai deixar de ter fãns.

 

Enviar um comentário

<< Home