quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Efemérides de hoje...

A 20 Dezembro de 1974 faleceu Waldemar Albuquerque d' Orey, proprietário da Quinta da Regaleira entre os anos 40 até aos anos 80. O patriarca da família d’Orey morreu aos 87 anos e está sepultado no Cemitério dos Prazeres, em Lisboa.
Waldemar d’Orey, engenheiro de profissão e de origem alemã, possuía também uma residência de Inverno, na Rua de São Caetano, em Lisboa, onde é actualmente a sede do PSD na capital portuguesa, a qual foi vendida a este partido em 1985.
Casou-se a 20 de Janeiro de 1909 com Maria Helena Cardoso, de quem teve 18 filhos.

(Foto: R. d'Orey)

Ouvi muitas histórias (fantásticas!) sobre esta quinta, pois conheço um dos netos de Waldemar d’Orey. Diz quem se recorda destes tempos que, quando Waldemar e Maria Helena chegavam a Sintra com a sua vasta prol para passar alguns meses, era dia de festa na Vila.
A vasta descendência de Waldemar d’Orey habitou a Quinta da Regaleira até 1987, altura em que a Quinta e o seu Palácio foram vendidos à empresa japonesa “Aoki Corporation". A partir dessa data quer o Palácio, quer a Quinta, não voltaram a servir de habitação. Dez anos mais tarde, a Câmara Municipal de Sintra comprou este valioso património e, depois de algumas obras de manutenção, abriu finalmente a Quinta da Regaleira ao público.

Etiquetas: , ,

3 Comments:

At 00:36, Blogger José Cavalheiro said...

Continuas nas tuas pesquizas.
Com isso vamos aprendendo a conhecer melhor os lugares deste canto verdejante.
Aqui ficam do meu sótão os meus Votos de um Santo Natal e Bom Ano de 2008
Fica bem

 
At 14:32, Anonymous Anónimo said...

Historia interessante,
pesquisando sabemos mais
da nossa árvore geneologica!

 
At 14:34, Anonymous Anónimo said...

Camila d´Orey

 

Enviar um comentário

<< Home