quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Efemérides de hoje...

A 25 Outubro de 1951 faleceu em Versalhes, França, D. Amélia de Orleães, a Rainha D. Amélia, última rainha de Portugal.

(Foto: Arquivo 'Expresso')

Aos pés de sua cama, na hora da morte, estava a bandeira portuguesa e, de avião, chegaram a Versalhes flores vindas de Portugal, com um cartão simples: «Do Parque da Pena».
A história da Rainha D. Amélia está muito ligada ao Parque da Pena e ao seu palácio. Aí se refugiou após o regicídio de 1 de Fevereiro de 1908, para recuperar do profundo desgosto em que se encontrava, após a morte do Rei D. Carlos I, seu marido, e do Príncipe Luís Filipe, seu filho mais velho.
Depois da sua morte, o corpo da Rainha foi transladado para a sua última morada, junto do marido e dos filhos, no Panteão Real dos Braganças, na Igreja de São Vicente de Fora, em Lisboa.



José Luis Monteiro e o 'Chalet Biester'


Também a 25 Outubro, mas no ano 1848, nasceu em Lisboa o arquitecto José Luís Monteiro, responsável pela construção de um dos mais bonitos chalets da Serra de Sintra, o Chalet Biester na Estrada da Pena, na altura propriedade de Ernesto Biester.
José Luís Monteiro foi arquitecto da Câmara Municipal de Lisboa a partir de 1 de Abril de 1880, onde participou num grande número de projectos camarários. Foi ainda professor de Arquitectura Civil da Escola de Belas Artes de Lisboa, contribuindo para a profunda remodelação curricular que a licenciatura de Arquitectura viria a ter nos anos de 1920 a 1940.


Entre outras obras de destaque, José Luís Monteiro foi também o arquitecto responsável pela Estação do Rossio, pela Sociedade de Geografia de Lisboa e pelo Hotel Avenida Palace, também em Lisboa.


Etiquetas: , , , , , , , , ,