segunda-feira, 9 de julho de 2007

Parabéns!

A todos os habitantes de Sintra...
De facto... o Palácio da Pena é uma das mais maravilhosas construções humanas do nosso pequeno país!
Para ilustrar, fica esta não menos maravilhosa aguarela pintada pela Rainha D. Amélia!
Se fosse vivo, D. Fernando II estaria de certo muito contente!

Etiquetas: , , ,

3 Comments:

At 22:11, Anonymous Anónimo said...

Caríssima Lua, permita-me que discorde de si. Se fosse vivo, D.Fernando II rir-se-ia de «iniciativas» como estas, que não passam de diversões dos homens do marketing para levar a freguesia aos seus produtos.

Que a Pena é uma das maiores maravilhas do país e do mundo, não tenho dúvidas nenhumas. Tal como o são a Peninha (ou pequena Pena...), os Capuchos, a Penha Verde, o Castelo dos Mouros, etc...

Agora, D.Fernando II abominaria este mundo onde por um lado se fala da Pena para «vender», e por outro se deixa a Pena a cair aos bocados (pobre Parque, tão mal tratado pela... como é que se chama? PSML).

Rui

 
At 09:50, Blogger Lua said...

Caro Rui,

Percebo a sua posição, mas permita-me discordar.
Como é óbvio, eu também não dou um excessivo valor a estas votações e a estas escolhas, pois elas são muito aleatórias. Viu-se isso, por exemplo, na vitória do Corcovado do Rio de Janeiro na votação das 7 maravilhas mundiais... As votações são muito relativas!
Mas também me irrita um bocadinho que agora esteja na moda dizer mal destas iniciativas, que não trazem nada de mal ao mundo. Muito pelo contrário acho fantástico que um povo (neste caso o português) se pronuncie acerca das edificações do seu país que, neste caso, até acho que foram bem escolhidas. Nem que seja para que se possa aprender um pouco mais acerca da história do nosso país, e que os monumentos nacionais sejam promovidos junto da população.
E desculpe lá... mas uma pessoa que faz um palácio à sua imagem e que a ele dedica grande parte da sua vida, não ficaria contente por o saber reconhecido pela população?
Parce-me que sim!
Atenciosamente
Para os Lados de Sintra

 
At 15:50, Anonymous Anónimo said...

Lua, respondendo à sua pergunta: acho que não. Por uma razão muito simples: o Palácio da Pena não se encontra feito à imagem de um homem (D.Fernando II) mas antes à imagem de uma montanha, a Serra de Sintra.

Percebo o que diz sobre essa tendência actual para dizer mal destas iniciativas. Eu fico de consciência tranquila sobre isso uma vez que nunca me senti atraído por este tipo de concursos. Não apenas porque a votação pode ser completamente desvirtuada (por razões e formas diversas) mas também porque se trata de uma forma indecente de usar o património, tendo em vista tudo menos esse mesmo património.

Falemos da Pena: já reparou que a Pena está a cair aos bocados há décadas? O tanque dos frades... o Alto de Santa Catarina... a Cruz Alta (ainda se podem ser pedaços da antiga cruz perdidos nas suas imediações)... os lagos da Preta e Cascais... o Alto do Chá... o Chalet... a capela de Santo Amaro...

O que ganhou a Pena - e a população de que fala - com este concurso? Rigorosamente nada. Talvez mais trânsito ao fim-de-semana, mas essa parte até é boa: que mais gente vá à Pena pois o Palácio (E O PARQUE) bem o merecem.

O problema é que a tal empresa que explora (explora... mais nada!) o Parque vai continuando a aproveitar este folclore para deixar andar e para dizer: «Aquilo nem sequer está assim tão mau. Já viram que a Pena até foi eleita uma das 7 maravilhas de Portugal?».

Não me leve a mal. Eu compreendo a sua boa intenção. Também eu dou os parabéns à Pena. Mas com «pena» do que por lá se passa.

A Serra - e D.Fernando II - não mereciam tamanho esquecimento por parte daqueles que à custa dela ganham a vidinha...

Rui
http://serradesintra.blogspot.com

 

Enviar um comentário

<< Home