segunda-feira, 30 de abril de 2007

Uma jornalista em Fontanelas...

A 30 de Abril de 2004, há apenas três anos, faleceu Etelvina Lopes de Almeida, 88 anos, escritora, jornalista e, após o 25 de Abril, deputada do Partido Socialista na Assembleia da República. Etelvina, que também foi militante anti-fascista, teve casa em Fontanelas, bem perto da de um outro escritor de boa memória, Virgílio Ferreira. Lá, para os lados de Sintra, encontra-se uma placa que assinala a sua passagem pela aldeia…

Etelvina Lopes de Almeida faleceu em Tábua, distrito de Coimbra, onde presidia à Fundação Sara Beirão / António Costa Carvalho, que fundou juntamente com o locutor de rádio, ex-deputado do PS na Assembleia da República e antigo vereador da Câmara de Cascais, Igrejas Caeiro.
Além de jornalista, Etelvina Lopes Almeida foi deputada pelo PS à Assembleia Constituinte, em 1975, e presidiu em Estrasburgo a uma sessão do Parlamento Europeu para os Idosos, em 1993, durante a qual foi aprovada a Carta Europeia para os Idosos.
Em 1995 foi agraciada pelo então Presidente Mário Soares com a Comenda da Ordem de Mérito. Etelvina iniciou a sua carreira no jornal infantil "O Papagaio", tendo passado pelas redacções da Rádio Renascença e de O Século".
Sucedeu a Maria Lamas na direcção da revista "Modas e Bordados" quando esta assumiu a presidência nacional do Conselho das Mulheres Portuguesas, de onde transitou para os microfones do Rádio Clube Português e da Emissora Nacional (em 1945). A jornalista foi também autora de livros infantis e romances, nomeadamente "Histórias que o mundo conta" e "Maria Verdade", bem como de o "ABC da Culinária". Esteve ligada à oposição, tendo colaborado com Maria Lamas e com as organizações de mulheres que esta animava durante o regime do Estado Novo. Assinou um manifesto contra a censura e foi uma das subscritoras de um documento contra a guerra em África. Estas actividades deram origem ao seu despedimento da Emissora Nacional e da direcção da revista “Modas e Bordados” em 1962. Fez parte da Liga Portuguesa Feminina para a Paz e do Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas.
Nasceu em Serpa corria o ano de 1916. Escreveu vários romances e livros.

Etiquetas: , ,