quarta-feira, 4 de abril de 2007

“O Mistério da Estrada de Sintra” estreia a 3 de Maio!

O filme do realizador Jorge Paixão da Costa, “O Mistério da Estrada de Sintra”, está prestes a chegar às salas de cinema.
Ao contrário do que se possa pensar, o filme não é uma adaptação fiel da história do livro, ou antes, do folhetim que mais tarde resultaria em livro. A trama debruça-se sobre a complexa preparação da história que viria a assustar o país e em particular as gentes de Lisboa e arredores.
O actor Ivo Canelas veste a pele de Eça de Queiroz, António Pedro Cerdeira a de Ramalho Ortigão e Nicolau Breyner a de Eduardo Coelho, o director do Diário de Notícias onde, corria o ano de 1870, foi publicado o folhetim dos então jovens e promissores escritores.
Entre os restantes actores envolvidos na trama encontram-se ainda nomes como Rogério Samora, José Pedro Vasconcelos, e os actores brasileiros Gisele Itiê, Bruna di Túlio e Flávio Galvão.




Sinopse
“Dois escritores no verão de 1870 criam um policial impar. Uma amizade florescente cria um crime que do papel salta para as ruas de Lisboa. A ficção de tanto se inspirar na realidade, ganha vida própria. Será que há realmente um Mistério? O capitão Rytmel foi mesmo assassinado? Será que este crime existiu? Será que Ramalho foi mesmo raptado? Estas são as dúvidas de Eça, que aceitou o desafio de Ramalho, para escrever um folhetim a quatro mãos para Diário de Noticias. Será que a história que pensava ser fruto da ficção, pode ser baseada num caso real? Esta é a pergunta que sustenta o conflito entre os nossos dois autores. As personagens criadas no folhetim, afinal podem ser reais? Toda a gente se toma pelo Conde atraiçoado. Há medida que o folhetim avança, cresce o envolvimento dos escritores que sofrem na pele as perseguições daqueles que sentem a história como real. E o que pensa a sociedade, o director do Jornal, o grupo de intelectuais com que os autores convivem e as próprias personagens da ficção, ou será que são da realidade?”

Mais informação aqui e aqui!

Etiquetas: , , ,