quinta-feira, 7 de dezembro de 2006

As 7 Maravilhas de Portugal

Começou hoje a votação para as 7 maravilhas portuguesas. Um grupo de especialistas em áreas ligadas ao património elegeu, partindo de um total de 77 monumentos, as 21 obras arquitectónicas de relevo em Portugal e que irão ser votadas até ao próximo dia 7 de Julho de 2007 (07/07/07). A escolha final cabe aos portugueses que, a partir de hoje, podem votar através da Internet, no site 7 Maravilhas de Portugal, por SMS, nos quiosques multimédia espalhados pelo país ou junto de cada um dos 21 candidatos.
As receitas obtidas serão aplicadas na restauração de um monumento nacional e vão contribuir ainda para a reconstrução do Buda gigante de Bamiyan, no Afeganistão, destruído pelos Talibãs, para o qual revertem os fundos angariados com a votação das "Sete Novas Maravilhas do Mundo".
A apresentação dos vencedores, vai decorrer no dia 7 de Julho de 2007, no Estádio da Luz, e coincidirá com o anúncio das "Sete Novas Maravilhas do Mundo", a iniciativa internacional que serviu como ponto de partida para a versão portuguesa.

A votos estão os seguintes edifícios:
Castelo de Almourol
Castelo de Guimarães
Castelo de Marvão
Castelo de Óbidos
Convento de Cristo
Convento e Basílica de Mafra
Fortaleza de Sagres
Fortificações de Monsaraz
Igreja de São Francisco
Igreja e Torre dos Clérigos
Mosteiro da Batalha
Mosteiro de Alcobaça
Mosteiro de Santa Maria de Belém (Jerónimos)
Paço Ducal de Vila Viçosa
Paços da Universidade
Palácio de Mateus
Palácio Nacional da Pena
Palácio Nacional de Queluz
Ruínas de Conímbriga
Templo Romano de Évora (Templo de Diana)
Torre de S. Vicente de Belém

Eu votei, embora ache sempre difícil escolher apenas 7 maravilhas no nosso país. Acho também que muitas ficaram de fora, como é o caso do Palácio Nacional da Vila de Sintra, o Castelo dos Mouros, a Sé de Lisboa, ou mesmo o Aqueduto das Águas Livres.
O meu voto, confesso, foi feito muito pelo coração e ligação afectiva e, obviamente, por considerar que os edifícios em causa são dignos de ser considerados uma maravilha.
As minhas 7 escolhas foram: Convento de Cristo, Mosteiro de Santa Maria de Belém (Jerónimos), Paços da Universidade, Palácio Nacional da Pena, Ruínas de Conímbriga, Templo Romano de Évora (Templo de Diana) e Torre de S. Vicente de Belém (Torre de Belém). Mas gostaria de acrescentar a estas o Palácio Nacional da Vila de Sintra, o Castelo de São Jorge, o Castelo dos Mouros e o Aqueduto das Águas Livres!

Etiquetas: ,

3 Comments:

At 13:42, Blogger Nana said...

Jà là vou fazer a minha votação também.
Mas também acho que é dificil escolher ...
Para mim serà de facto mais por escolha do coração que verdadeiramente objectiva.

 
At 19:38, Blogger greentea said...

já votei...

 
At 20:21, Anonymous NS said...

Feliz Natal..

Eu não voto. Não conheço todos os candidatos e seria profundamente injusto...

 

Enviar um comentário

<< Home