sexta-feira, 8 de setembro de 2006

Efemérides de hoje...

A 8 de Setembro de 1503 deu-se início à primeira construção do Real Mosteiro de Nossa Senhora da Pena, no local onde hoje se encontra o Palácio da Pena.
Este mosteiro foi quase todo construído em madeira e completou-se em apenas oito anos.
Para a sua construção, o Rei D. Manuel I mandou demolir o cume do penhasco "numa área de 315 palmos de sul a norte e 250 de nascente a poente".


(Foto: D. Manuel I, Arqnet)

A história deste Mosteiro inicia-se em 1499, quando D. Manuel I recebeu, no Paço de Sintra, actual Palácio da Vila, a notícia da descoberta do caminho marítimo para a Índia por Vasco da Gama. A lenda conta que, andando D. Manuel I a caçar no alto da serra, e preocupado com as novas da Índia, avistou, de um dos picos onde existia uma ermida dedicada a Nossa Senhora da Pena, a nau de Nicolau Coelho a entrar na barra do Tejo. Por esta graça concedida, D. Manuel I mandou então erguer o Real Mosteiro de Nossa Senhora da Pena, confiando o mesmo à Ordem de São Jerónimo.

Nicolau Coelho
Navegador português dos séculos XV e XVI, que acompanhou Vasco da Gama na viagem da descoberta do caminho marítimo para a Índia onde comandou a nau “Bérrio”, tendo como piloto Pêro Escobar e, por escrivão, Álvaro de Braga. Foi o primeiro a chegar ao Tejo com a boa notícia da chegada à Índia e D. Manuel I o cumulou de honrarias: em carta régia de Fevereiro de 1500, concedeu-lhe elevada pensão anual, propriedades, distinções heráldicas.


(Foto: "Bérrio", Nau de Nicolau Coelho, Biblioteca Nacional Digital)

Etiquetas: , , ,