quinta-feira, 21 de setembro de 2006

Doçaria Sintrense III

Os Fofos de Belas

O nome dado a esta iguaria - um ex-libris da vila de Belas e uma referência na gastronomia do Concelho de Sintra - não pode ser mais adequado!
São pequenos pães-de-ló, recheados de creme e polvilhados com açúcar, feitos de ovos, farinha e leite (para o creme interior).Os Fofos de Belas são confeccionados, desde 1850, na já famosa Fábrica dos Fofos de Belas que foi criada há quatro gerações.

Estes deliciosos bolinhos, inicialmente conhecidos como Fartos de Creme, e cuja receita se tem mantido inalterável ao longo dos anos, passando de geração em geração, são ainda cozidos no forno a lenha original da Fábrica de Belas, um forno com porta de ferro que faz lembrar os fornos antigos dos palácios reais.

(Fotos: Relojoaria)

Etiquetas: ,

4 Comments:

At 14:14, Blogger duma said...

Não conhecia. Uma boa sugestão para o fim de semana =)

 
At 10:51, Anonymous Anónimo said...

Huuummm !!!
Adoro esses !
Cresci ai ao pé, e ainda me lembro dessa padaria/pastelaria ! E das actividades de escuteiros que passavam por essas bandas "por acaso" para fazer ai uma etapa !!!
Apesar de não ter podido passar por aì este verão (que pena !) mas fica para uma proxima ...
Obrigada por mais esta boa imagem que me deixa com àgua na boca ! ;)

 
At 10:08, Blogger Maria Cristina Amorim said...

Estes eu conheço e bem.
que delicia... e quando ainda vêem quentinhos???

Os travesseiros da Piriquita... Bem desses nem se fala....

 
At 12:32, Anonymous Anónimo said...

Os Reais Fofos de Belas.
Quem podera esquecer esta alta cozinha que esiste a anos, e desde que eu ainda nem me conhecia come gente; bebe e depois criança sempre foi a minha delicia dos meus olhos.
Hoje Homem e longe do meu pais ja a 16anos
todos os dias da minha memoria penso nestas delicias de Belas minha terra natal.
gostaria de desejar felicidades a esta familia que com carinho e amor trabalha ano apos ano para adoçar as nossa bocas.mesmo que a anos com nao os sinto em minha boca mas so de pessar hummm.........................
nuno filipe da silva Carvalho 1974 nascido em Belas no meu berço ja tinha Fofos rssss

 

Enviar um comentário

<< Home