quarta-feira, 3 de agosto de 2005

Peninha

Aqui fica mais uma proposta de passeio... para quem está de férias!

Ermida da Peninha
Situada num dos mais fantásticos e mais altos locais da Serra de Sintra, num vasto conjunto arquitectónico, junto às ruínas do templo de S. Saturnino (fundada por D. Pêro Pais na época da criação do reino de Portugal), a Ermida da Peninha foi fundada nos finais do século XVII por Frei Pedro da Conceição. Com um interior rico e de inspiração barroca, nela podemos encontrar painéis de azulejos da época (azuis e brancos) com cenas da vida da Virgem, bem como um retábulo de altar dos inícios do século XVIII, com colunas salomónicas e embutidos de mármore, da autoria do arquitecto régio João Antunes. Os painéis de azulejos são da autoria de diversos artistas, mas os situados na nave têm vindo a ser atribuídos a Manuel dos Santos, um dos pintores lisboetas que integrou o denominado ciclo dos "Grandes Mestres".



Junto à Ermida, à qual está associada a existência de uma imagem milagrosa de Nossa Senhora, situa-se também um palacete romântico de estilo revivalista que lembra uma fortificação, e que foi construído em 1918.



O acesso à Peninha faz-se pela Estrada da Pena, e, para visitar o interior tem de se contactar a Direcção do Parque Natural de Sintra e Cascais. Para tal, basta enviar um fax para o número 219247227 a requerer a visita.

Mais Informações: Parque Natural de Sintra e Cascais, tel. 219247200

Etiquetas: