quinta-feira, 31 de março de 2005

101 Anos!

A 31 Março de 1904 foi inaugurado o primeiro troço do eléctrico de Sintra . O percurso inicial tinha uma extensão de 8900 metros, mas foi prolongado mais tarde, a 10 de Julho desse ano, até à Praia das Maçãs (onde actualmente fica a estação terminal), totalizando assim uma distância de 12685 metros. Só algum tempo mais tarde, o eléctrico chega às Azenhas do Mar.



Neste pequeno ‘comboio’, como muitos lhe chamam, pode viajar-se e contemplar-se os mais belos cenários dos arredores da Vila de Sintra.
Inicialmente pensado para assegurar o transporte de passageiros e de mercadorias entre a sede do concelho e os campos agrícolas, onde se produziam diversas variedades de fruta e o conceituado vinho “ramisco”, o eléctrico que liga Sintra à Praia das Maçãs é visto agora apenas como um transporte alternativo, lúdico e histórico.
Devido ao valor e idade dos carros eléctricos, e principalmente para evitar o transporte de massas (como aconteceu no verão passado), este meio de transporte tão característico vai ter novas tarifas a partir do dia 1 de Junho. A viagem passa a custar 2 euros, sendo que o meio bilhete custa 1 euro. As crianças com menos de 4 anos, não pagam.

Vale a pena uma viagem!

Etiquetas: