segunda-feira, 27 de setembro de 2004

"Regresso à Cúpula da Pena" - Parte I

Tal como prometido, eis mais um brilhante excerto da nossa Literatura, cujo pano de fundo é... Sintra.
Este texto é parte da obra “Léah e Outras Histórias” de José Rodrigues Miguéis, e intitula-se “Regresso à Cúpula da Pena”. Foi dividido em 3 partes. Espero que gostem!

"Regresso à Cúpula da Pena"

Nisto, uma tropa de viajantes apressados, ajoujados de malas e sacos, atravessou o largo de corrida, a caminho da estação. Olhei o relógio lá em cima, e conferi as horas no pulso: «À 1.50 sai o rápido de Sintra», comentei. E dei um pulo. O cavalheiro que, na mesa ao lado, se esforçava por ler nas entrelinhas do jornal, sobressaltou de medo, receando talvez uma agressão. Paguei a despesa, e, atrás do grupo, que já subia os degraus da entrada, deitei a correr através do largo cheio de sol e de estrépito.
Fui direito à bilheteira:
― Sintra, ida e volta. Ainda apanho o rápido?
O empregado olhou o relógio e respondeu com placidez:
― Tem cinco minutos.
Era então certo! Surpreendido e feliz, impaciente como há vinte anos com a lentidão dos ascensores, subi a dois e dois a escadaria. Era como se tivesse acertado com o número da sorte grande, um júbilo estranho, esta certeza tão minha de que alguma coisa continuava, um segredo só entre mim e o mundo do meu regresso... Daí a momentos, encaixado por milagre na carruagem de segunda, com este grato sabor de fumarada na língua, tornei a ouvir o apito nostálgico da locomotiva, o mesmo de há... «Mas que seca!», pensei. «Deixe o que lá vai! Hoje é hoje!»
(Cont.)

José Rodrigues Miguéis, in “Léah e outras Histórias”, excerto de Regresso à Cúpula da Pena (1959)

Etiquetas: , , ,

1 Comments:

At 21:47, Blogger whiteball said...

Muito boa escolha...para quem mudou recentemente de casa. Voltarei...prometo, Abraço, WB

 

Enviar um comentário

<< Home