segunda-feira, 20 de setembro de 2004

As Festas de Nossa Senhora do Cabo Espichel... em Sintra!


Este fim de semana, quando ia a passar pela Vila de Sintra, qual o meu espanto quando me deparei com uns festejos dos quais nunca tinha ouvido falar! Estranhei o facto, pois vou para lá desde que nasci, já lá vivi, e nunca tinha presenciado as Festas de Nossa Senhora do Cabo Espichel. Cabo Espichel?! Mas o Cabo Espichel é em Sesimbra... Que ligação poderá ter a Sintra? Decidi então investigar...
Encontrei as primeiras explicações no site da Câmara Municipal de Sintra, onde fiquei a saber que a Vila Velha (freguesia de S. Martinho) se engalanou para receber, no passado sábado, dia 18 de Setembro, a venerada imagem da Nossa Senhora do Cabo Espichel e que, devido a este facto, a Vila ia estar em festa durante nove dias, até ao próximo dia 27. Há 25 anos que a imagem não visitava a velha Vila de Sintra! Estava explicada a razão pela qual nunca tinha ouvido falar destas festividades. A última vez que Sintra recebeu a Virgem eu tinha... cinco anos! De facto, a Nossa Senhora do Cabo Espichel era só esperada para o ano que vem (2005) mas, devido à desistência de uma freguesia de Odivelas, veio um ano mais cedo! Para o ano, em Setembro, a imagem será entregue à freguesia de Almargem do Bispo, também no Concelho de Sintra. Antes disso, e por volta do mês de Maio, a imagem vai percorrer todas as comunidades da freguesia de São Martinho e vai passar bem pertinho da minha casa, na Capela Circular de Janas!
Uma coisa é certa: a Vila Velha está muito bonita, decorada com as cores de Sintra (azul e amarelo). Vale a pena ir lá espreitar!

Santuário de Nossa Senhora do Cabo e origem do culto
Este santuário está situado num dos pontos mais elevados da costa portuguesa, no Cabo Espichel, mais conhecido por “Promontório Barbárico”.
Não se sabe com exactidão qual foi a origem deste culto. Há autores que datam o seu início em 1215, por ocasião de um milagre que teria salvo a tripulação e um mercador inglês de um naufrágio junto ao Cabo Espichel. Outros, defendem a tese de que o culto data de 1410, altura em que foi descoberta no Cabo Espichel a imagem da Nossa Senhora do Cabo, por uns velhos da Caparica e de Alcabideche. Conta a lenda que a Virgem apareceu na praia montada numa mula que, ao trepar as rochas, deixou marcadas as suas patas. Em homenagem à Virgem, foi edificada, nesse mesmo local, uma ermida a que chamaram “Pedra Mua”.
O Círio da Senhora do Cabo, é considerado um dos mais antigos e mais significativos da província da Estremadura. De início, incluía cerca de 30 freguesias e, actualmente, apenas 26 participam, as quais pertencem a variados concelhos, como é o caso de Cascais, Sintra, Oeiras, Loures, Lisboa e Mafra. Assim, cada freguesia tem a honra de guardar a imagem da Nossa Senhora do Cabo durante um ano, tal como acontece este ano com a freguesia de S. Martinho de Sintra.

O que é o Círio?
São romarias realizadas aos santuários de culto mariano. Esta designação deve-se ao facto de os romeiros transportarem ao longo do percurso até ao Santuário uma vela grossa ou uma tocha, que representava o ‘sentir’ de toda a comunidade.
Os Círios à Nossa Senhora do Cabo começaram a ter menos pompa a partir de 1834, data da derrota dos miguelistas mas, actualmente, algumas das freguesias do distrito de Lisboa ainda comemoram estas festividades.
Além dos “Círios Saloios” (zona de Lisboa), existiamm igualmente freguesias e localidades da Margem Sul, que realizavam igualmente os seus Círios. À freguesia da Caparica pertencia o primeiro lugar na organização do Círio, devido ao facto de terem sido os homens da Caparica os primeiros a descobrir as marcas nas rochas, sendo eles, naturalmente, os primeiros a festejar o culto.
Actualmente existem ainda três localidades do sul do Tejo que realizam estes festejos: Palmela, Sesimbra e Azóia.

Etiquetas: ,

1 Comments:

At 17:19, Blogger ANTONIO LOPES said...

Caros (as) amigos (as);

PROPOSTAS DE ESPECTÁCULOS:


LUCAS & MATHEUS (dupla brasileira)
18 anos de carreira em Portugal. Brevemente no mercado o 18º cd (editora Espacial).
Espectáculos em playback (com ou sem bailarinas) ou com banda (12 pessoas em palco, 8 músicos, 2 bailarinas e a dupla).
Romantismo quanto baste, mas fundamentalmente a animação com as canções mais ritmadas.
Os concertos são simplesmente fabulosos.
Site:
www.lucasematheus.com


LÉO & LEANDRO (dupla brasileira)
3 anos de carreira em Portugal. Brevemente no mercado o 3º cd (editora Espacial).
Espectáculo em playback (com ou sem bailarinas) ou com banda (10 pessoas em palco, 6 músicos, 2 bailarinas e a dupla).
Romantismo quanto baste, mas fundamentalmente a animação com as canções mais ritmadas.
Os concertos são surpreendentes.
Site: www.leoeleandro.com.pt


BANDA CORAÇÃO SERTANEJO
Um grande projecto. Sairá brevemente o seu 1º cd editado em Portugal pela editora Espacial. Na linha das bandas brasileiras Calcinha Preta e Calypso, pretende ir de encontro ás pretensões do nosso mercado. Animação total, com repertório próprio e também interpretando os grandes sucessos da música do Brasil. O cd será composto por 12 canções inéditas abarcando diversos estilos, tais como: FORRÓ, CARIMBÓ, CALYPSO, BAIÃO, SERTANEJO, etc.
A banda será composta por 6 músicos, um casal de bailarinos (trajados a preceito), um vocalista e uma vocalista. Um concerto imperdível.
Site: brevemente

AGRUPAMENTO MUSICAL IVASON
Formado há 10 anos, com 9 cd´s editados lançarão brevemente o 10º através da editora Espacial, composto por 12 canções inéditas.
A música de baile no seu estado mais puro, 100% portuguesa. Na melhor tradição do bailarico de aldeia, são 3 horas consecutivas de temas só para dançar sem parar.
Esta banda é das mais solicitada para actuações em festas populares, o que atesta de facto a sua qualidade e prestígio.
Site:
www.ivason.com

Nota: Aguardo o vosso contacto para mais informações.

ANTÓNIO LOPES (913729192/960195669/email:
antonio.alproducoes@gmail.com)

 

Enviar um comentário

<< Home